O carboidrato é um nutriente essencial porque é a nossa fonte natural de energia. Quando ele é digerido, transforma-se em glicose, o combustível para todas as nossas funções vitais, para o crescimento e para a reparação dos tecidos. Uma dieta pobre em carboidratos causa transtornos como sensação de fraqueza, desânimo e até mesmo falta de concentração. A glicose é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Quem não come carboidratos suficientes não consegue raciocinar direito nem captar e fixar novas informações.
– Recupera os músculos
Antes dos exercícios, os carboidratos fornecem energia para o corpo. Depois, ajudam na recuperação ao repor o glicogênio, que é o estoque de energia dos músculos. Se esse estoque não é recomposto, perdemos massa muscular. As melhores fontes de carboidratos são as de fácil digestão e absorção, como as torradas, os biscoitos de água, o macarrão, o arroz, as batatas e o pão. Sem esses alimentos, podemos sentir falta de energia logo no começo do treino, além de fadiga, dor de cabeça, irritabilidade e câimbra (e até desmaiar).
– Melhora nosso humor
Carboidratos são importantíssimos para manter o bom humor, pois são ricos em glicose, e ela está relacionada à produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bom humor e pela sensação de bem-estar. Além disso, a glicose também ajuda na estabilidade da pressão e do sono. O consumo equilibrado de alimentos ricos em carboidratos deixa o nível de glicose no sangue estável, contribuindo para manter a atenção e reduzir a irritabilidade.
– Controla o colesterol e o diabetes
Cereais integrais, como se sabe, são excelentes fontes de fibras. Elas não só fazem nosso sistema digestivo funcionar melhor como também ajudam a controlar o colesterol e os níveis de glicose no sangue de quem tem diabetes. O farelo do trigo, por exemplo, é rico em fibras solúveis, que trazem dois benefícios: retardam a absorção dos carboidratos pelo intestino, ajudando a controlar a entrada de glicose no sangue, e ajudam a controlar os níveis de colesterol.